11 3628-4538
Sistemas VRF - VRF SYSTEM Sistemas VRF - VRF SYSTEM

SISTEMAS VRF

O que é VRF?

O VRF é um sistema de expansão direta onde o fluxo de gás refrigerante é variável.  Usado há mais de 20 anos, sua sigla significa “fluxo de refrigerante variável” ou do inglês ”variable refrigerant flow“. As instalações deste sistema necessitam de alguns aspectos criteriosos, tais como: ar condicionado multisplit (várias evaporadoras interligadas à uma única condensadora), elaboração de um projeto de climatização assinado por um engenheiro e necessidade de instalação / manutenção especializada. A utilização do VRF traz redução no consumo de energia e também proporciona uma melhor relação com o meio ambiente, pois o fluido refrigerante (R-410A) não prejudica a camada de ozônio.

Quais os benefícios do uso do VRF?

O VRV (Variable Refrigerant Volume) traz economia de energia, maior conforto ao usuário e facilidade de operação e manutenção. Este sistema inteligente de ar condicionado tem uma unidade externa (Condensadora) que permite o controle individual de várias unidades internas (Evaporadoras). Além disso, seus fluídos refrigerantes são ecológicos, sem a utilização de cloro, por isto o VRF não agride a camada de ozônio do planeta.

Quais mudanças esta invenção trouxe para a climatização artificial?

A grande característica do VRF é a variação da velocidade do compressor. A eletrônica embarcada nos sistemas VRF faz uso da eletrônica de cada unidade evaporadora e condensadora. Esta tecnologia possibilita que o sistema central de controle otimize a operação do sistema, adequando a produção de frio e/ou calor e sua distribuição para os diversos ambientes, o que reduz o consumo do sistema principalmente em cargas parciais.

Vantagens do sistema VRF

- Utilização de fluido refrigerante ecológico – não agride a camada de ozônio;

- Menor consumo de energia – até 40% de economia;

- Automação incorporada de fábrica;

- Possibilidade de integração com a automação predial;

- Autonomia na operação dispensando operadores;

- Flexibilidade de utilização de múltiplas combinações – diversos modelos de unidades internas interligadas a uma única unidade externa;

- Maiores distâncias entre a unidade externa (condensadora) e unidades internas (evaporadoras);

- Controle individual por ambiente;

- Tarifação por unidade interna permitindo o rateio dos custos;

- Execução de infra-estrutura que atende aos principais fabricantes do segmento;

- Possibilidade de sistema alimentado por gás natural;

- Disponível para utilização 24 horas por dia com consumo individual.

VRF SYSTEM. © 2016. Todos os direitos são reservados.
Desenvolvido por Conectiva Marketing Digital